Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
20 de Abril de 2024

Reembolso de cirurgia de redesignação sexual pelo plano de saúde autorizada pelo Tribunal de Justiça

Publicado por Gabriella Albuquerque
há 4 anos

A 24ª Câmara Cível do TJRJ, em uma decisão inédita no Estado, deu provimento, por unanimidade, ao recurso que solicitava o reembolso dos valores despendidos para a realização de uma cirurgia de redesignação sexual para o plano de saúde. Além do reembolso, a decisão também condenou o plano de saúde à indenizar a cliente por danos morais pelo tratamento humilhante recebido de um funcionário da Ré.

O plano de saúde não apresentou nenhum médico especializado e capaz de realizar a cirurgia, motivo pelo qual a cirurgia precisou ser realizada por médico particular.

A Portaria do Ministério da Saúde nº 457, de 19 de agosto de 2008, autoriza a cobertura da cirurgia de redesignação sexual pelo SUS, porém a realidade atual do Sistema Único de Saúde é de super lotação, o que faz com que a fila de espera para a realização da cirurgia seja enorme. Importante ressaltar que a referida portaria estabelece diversos critérios e exigências para que cirurgia possa ser realizada, e apenas 5 hospitais em todo o Brasil estão autorizados a realizar a cirurgia, o que faz com que essa demora seja ainda maior.

“Você imagina o transgênero que já passou por todo o tratamento de hormonioterapia, cirurgias no rosto, tratamento com fonoaudiólogo, que já alterarou seu nome e gênero na certidão de nascimento e só aguarda essa cirurgia para obter a qualidade de vida de ter um corpo adequado com a sua identidade de gênero, no caso dos que querem passar por essa etapa. Não tem como pedir para essa pessoa aguardar 20 anos”, disse a advogada da autora.

🌈

  • Publicações7
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações163
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/reembolso-de-cirurgia-de-redesignacao-sexual-pelo-plano-de-saude-autorizada-pelo-tribunal-de-justica/826656478

Informações relacionadas

Gabriel Muniz, Advogado
Notíciashá 4 meses

A obrigatoriedade de cobertura do Plano de Saúde em cirurgia de redesignação sexual

Tâmara dos Reis de Abreu, Advogado
Notíciashá 4 meses

Planos de saúde devem custear cirurgia de redesignação sexual

Jus Vigilantibus
Notíciashá 15 anos

Unimed não tem obrigação de pagar por cirurgia se médico não é conveniado

Juliana Ayello, Advogado
Artigoshá 4 anos

Cirurgia de transgenitalização: o plano de saúde deve custear?

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)