Busca sem resultado
jusbrasil.com.br
23 de Abril de 2024

Direito básico da gestante à presença de um acompanhante durante a pandemia do COVID-19

Publicado por Gabriella Albuquerque
há 4 anos

A Lei 11.108/05 garante as parturientes o direito à presença de acompanhante durante o trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, entretanto temos recebido vários relatos que esse direito não vem sendo respeitado e as maternidades estão usando como justificativa a pandemia do COVID-19.

Um regulamento interno ou uma portaria da própria maternidade NÃO pode se sobrepor a uma LEI FEDERAL que garante à gestante esse direito. A OMS, Ministério da Saúde e a ANS já se manifestaram a favor da presença do acompanhante, garantindo às gestantes esse direito básico devidamente regulamentando e amparado por Lei Federal.

A restrição à presença do acompanhante pode ocorrer, excepcionalmente, quando a gestante ou o acompanhante apresentem sintomas e tenham prescrição de isolamento. Caso ocorra a restrição, ela deve ser justificada em prontuário.

O Coletivo de advogadas Nascer Direito, do qual eu faço parte, emitiu uma nota técnica conjunta sobre o direito do acompanhante que está muito bem fundamentada e vale a leitura por todas as gestantes, médicos e demais agentes da saúde que trabalham no setor obstétrico.

O link é http://nascerdireito.com.br/?p=565#page-content

#gabriellaalbuquerqueadv #gaadv #advocacia #advogada #direito #direitocivil #covid19 #coronavirus #isolamento #oab #oabmg #direitodeconsumo #direitodoconsumidor #cdc #direitoshumanos #direitomedico #violenciaobstetrica #vo #obstetricia #humanizacao #partohumanizado

  • Publicações7
  • Seguidores17
Detalhes da publicação
  • Tipo do documentoNotícia
  • Visualizações273
De onde vêm as informações do Jusbrasil?
Este conteúdo foi produzido e/ou disponibilizado por pessoas da Comunidade, que são responsáveis pelas respectivas opiniões. O Jusbrasil realiza a moderação do conteúdo de nossa Comunidade. Mesmo assim, caso entenda que o conteúdo deste artigo viole as Regras de Publicação, clique na opção "reportar" que o nosso time irá avaliar o relato e tomar as medidas cabíveis, se necessário. Conheça nossos Termos de uso e Regras de Publicação.
Disponível em: https://www.jusbrasil.com.br/noticias/direito-basico-da-gestante-a-presenca-de-um-acompanhante-durante-a-pandemia-do-covid-19/826658952

0 Comentários

Faça um comentário construtivo para esse documento.

Não use muitas letras maiúsculas, isso denota "GRITAR" ;)